Os Maias Here The Marvelous Ebook FB2

Ebook's Category: "Classics" Available Format: TXT, PDF, RTF, DOC, MOBI, iBook, ePub, FB2, DJVU
Os Maias
.
Original EBook Title: Os Maias More Info: Paperback, 694 pages
Published First Time: by Ediouro (first published 1888) Language of Ebook: Portuguese
Book Tags: Classics, European Literature, Portuguese Literature, Romance, Fiction, Cultural, Portugal, Literature, Historical Fiction, Academic, School, Novels, Literature, 19th Century Book Stars: 4.00 of 5 stars

Electronic Book Description:

A mensagem que o autor pretende deixar com esta obra, tem uma intenção iminentemente crítica.
É através do paralelo entre duas personagens - Pedro e Carlos da Maia -, que Eça concretiza a sua intenção. Note-se que ambos, apesar de terem tido educações totalmente diferentes, falharam na vida. Pedro falha com um casamento desastroso, que o leva ao suicídio, Carlos falha com u A mensagem que o autor pretende deixar com esta obra, tem uma intenção iminentemente crítica.
É através do paralelo entre duas personagens - Pedro e Carlos da Maia -, que Eça concretiza a sua intenção. Note-se que ambos, apesar de terem tido educações totalmente diferentes, falharam na vida. Pedro falha com um casamento desastroso, que o leva ao suicídio, Carlos falha com uma ligação incestuosa, da qual sai para se deixar afundar numa vida estéril e apagada, sem qualquer projecto seriamente útil, em Paris.
Por outro lado, estas duas personagens, representam também épocas históricas e políticas diferentes. Pedro, a época do Romantismo, e seu filho, a Geração de 70 e das Conferências do Casino, geração potencialmente destinada ao sucesso.. Mas não foi isso que sucedeu e é este facto que o escritor pretende evidenciar com o episódio final - o fracasso da Geração dos Vencidos da Vida.
Assim, estas personagens representam os males de Portugal e o fracasso sucessivo das diferentes correntes estético-literárias. Fracasso este que parece dever-se, não às correntes em si, mas às características do povo português - a predilecção pela forma em detrimento do conteúdo, o diletantismo que impede a fixação num trabalho sério e interessante, a atitude "romântica" perante a vida, que consiste em desculpar sistematicamente, os próprios erros e falhas, e dizer "Tudo culpa da sociedade".

Categories: